Política emperra marketing do Fluminense

O Fluminense era lanterna do Campeonato Brasileiro até a 32ª rodada e passou 27 rodadas na zona de rebaixamento. Na reta final, conseguiu ascensão que evitou a queda para a segunda divisão e se aproximou de seus torcedores. Mas por conta do cenário político conturbado do clube, nenhuma ação foi feita para aproveitar isso. A única iniciativa relacionada à reação do Fluminense partiu de um grupo de torcedores, que lançou na semana passada uma linha de camisetas com a estampa ?Rebaixamos os matemáticos? nas costas. Na parte da frente, a camiseta tem um desenho com personagens da animação ?Os Impossíveis?, no qual os rostos dos super-heróis são substituídos por jogadores do Fluminense: Fred aparece como o Homem-fluído, Conca é o Homem-mola e Maicon representa o Multi-homem. O Fluminense não fará nenhuma ação semelhante. O clube chegou a pensar em uma série de ações e produtos ligados à arrancada de 2009, mas todo o planejamento agora depende das negociações entre diretoria e a Unimed, patrocinadora e parceira da equipe. O principal problema causado pela incerteza sobre a permanência da Unimed é a questão dos jogadores. Se a patrocinadora não ficar, dificilmente o Fluminense terá como manter nomes como Conca e Fred, que seriam as principais estrelas do planejamento do marketing. O que torna essa situação ainda mais insólita é que o marketing não participa das negociações com o patrocinador. A Unimed conversa diretamente com Roberto Horcades, presidente do Fluminense. Quando o time carioca era dado como condenado no Campeonato Brasileiro, o término do acordo com a Unimed era dado como certo. Contudo, a empresa e a diretoria se reaproximaram no fim do ano, e hoje a possibilidade é bem mais concreta. A conclusão positiva do negócio deve ser anunciada nos próximos dias. Além da incerteza sobre o futuro, a falta de ações do marketing do Fluminense é causada pelo descrédito do próprio clube. A diretoria tricolor já vinha trabalhando um planejamento para a disputa da segunda divisão, mas precisou reformular as ideias depois da evolução da equipe.

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