A Nissan lançou uma nova campanha publicitária na última quinta-feira. E, apesar do alto investimento da montadora no patrocínio aos Jogos Olímpicos de 2016, a estrela do comercial não foi nenhum atleta, mas sim o apresentador da Globo Luciano Huck.
À Máquina do Esporte, a comunicação da Nissan explicou a estratégia. Para os profissionais do marketing da empresa, Jogos Olímpicos compõem a imagem institucional da companhia. E não é esse o objetivo do novo comercial, que passa a integrar a chamada “campanha de varejo”.
A escolha de Luciano Huck é um caminho seguro para o mercado publicitário. O “bom moço” da Globo mantém popularidade alta entre o público brasileiro e, não por acaso, ele é rosto de marcas como TIM, Perdigão e Itaú, todas com comerciais na televisão.
Segundo a Nissan, nenhum atleta carrega tanta notoriedade quanto Huck, e por isso seu uso se faz necessário em campanhas que têm a venda como prioridade. “Você não vai só trocar de carro, você vai trocar de marca”, sentencia o apresentador no vídeo apresentado pela empresa.
A questão é que venda é agenda urgente para o mercado automobilístico no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mês de maio apresentou nova queda nos emplacamentos de carros; dessa vez foram 2%. Em comparação ao mesmo período de 2014, a queda é de 24,5%. A Nissan possui 2,5% do mercado nacional.
Os números reafirmam a crise passada pelo setor. A própria Fenabrave mantém projeções pessimistas para este ano. A previsão é que 10% das concessionárias fechem as portas, e até 40 mil trabalhadores da área sejam demitidos.
A campanha com Luciano Huck não deverá ser um passo definitivo da Nissan; a empresa planeja voltar a acionar os Jogos Olímpicos até o evento. Antes do apresentador, os ex-atletas Robson Caetano e Hortência estrelavam o comercial da marca.
Além do patrocínio aos Jogos, a Nissan possui um time de 29 atletas. A equipe, formada em 2012, reúne nomes promissores para o evento de 2016 e para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.