A Puma mostrou nesta semana, em São Paulo, a nova coleção de produtos da marca para a escuderia Ferrari. A linha foi lançada na loja Centauro do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e sintetizou uma tática adotada pela companhia para seus produtos de automobilismo: em busca de diferentes perfis de público, a ideia é fatiar os eventos.
O lançamento na Centauro, por exemplo, foi uma tentativa da Puma de se aproximar de um público mais numeroso e diversificado. “Eles sempre tiveram nossa linha de motor nas lojas. São nossos maiores clientes, grandes parceiros, e falam com um grande número de pessoas”, explicou Manoela Daffre, diretora de marketing da companhia de material esportivo no Brasil.
No entanto, a Puma também fará ações para divulgar sua coleção entre dois tipos diferentes de público. A empresa criou um espaço com sua chancela na loja U/Racer, que funciona nas imediações do autódromo de Interlagos e foca apaixonados por automobilismo.
A U/Racer foi inaugurada em março e comercializa produtos com foco no consumidor constante de automobilismo. Além da criação do Espaço Puma, os planos da empresa de material esportivo para o local incluem uma promoção: a cada R$ 350 gastos em produtos da marca, clientes ganham um boné da Ferrari.
O planejamento da Puma para o automobilismo ainda contempla um terceiro caminho. A empresa realiza ações em suas lojas oficiais para atrair o consumidor que já costuma adquirir artefatos da marca.
A promoção nas lojas oficiais da Puma é um campeonato de videogame Wii. Clientes poderão disputar jogos de automobilismo, e os três que tiverem melhor desempenho farão uma decisão em uma pista de kart. O vencedor ganhará R$ 5 mil em produtos da empresa.
“Com isso, conseguimos atingir um grupo maior de pessoas e falar com perfis diferentes”, contou Daffre. A Puma faz dois lançamentos anuais de coleções de automobilismo, um em cada semestre, mas o segundo é sempre cercado por um plano mais incisivo por conta da proximidade com o GP do Brasil de Fórmula 1.