Por dívidas, Uefa veta Málaga em copas europeias

Nas oitavas da Champions,Málaga pode ser excluído das próximas edições - Crédito Getty Images

Nas oitavas da Champions,Málaga pode ser excluído das próximas edições – Crédito Getty Images

Aplicando as novas regras de Fair Play Financeiro, a Uefa anunciou nesta sexta a suspensão de competições internacionais para a equipe do Málaga CF, em razão das dívidas que o clube arrasta, principalmente, com seus funcionários e à Fazenda espanhola.  

Desta forma, o clube não poderá participar da próxima competição continental à qual se classificar, caso isso aconteça num prazo de quatro anos. E a situação do Málaga ainda pode piorar: se o clube não quitar as dívidas até o próximo 31 de março, o time será incapacitado de participar de mais uma edição de competições europeias.

A punição se aplicará a partir de 2013 e não na atual temporada, na qual o clube disputa por primeira vez a maior competição de clubes do continente: a Uefa Champions League. Na quinta, o Málaga conheceu seu futuro rival nas oitavas de final do torneio: o FC Porto, de Portugal.

O clube já havia sido punido em setembro, com a retenção dos prêmios econômicos correspondente à participação da equipe na atual edição da Uefa Champions League. Na época, os dirigentes do Málaga afirmaram que a situação financeira do clube já estava praticamente resolvida e normalizada. O dinheiro foi entregue posteriormente ao clube espanhol, mas com a cobrança de uma multa de 300 mil euros pelas infrações às regras financeiras da entidade.

Em 2010, o clube foi comprado pelo xeique qatari Abdullah Ah-Thani por cerca de 36 milhões de euros. O novo dono, que investiu cerca de cem milhões de euros no elenco durante a temporada 2011-12, deixou de contribuir com as finanças da equipe para a temporada atual, alegando falta de retorno financeiro do investimento. Desde então, o time tem enfrentado problemas econômicos.

Além do Málaga, outros clubes também foram suspensos pela entidade, entre eles Hadjuk Split, da Croácia, Rapid e Dínamo Bucarest, da Romênia e Partizan Belgrado, da Sérvia.

Sair da versão mobile