Por emoção e ajuste de contas, F-1 muda regras

A temporada de 2014 da Fórmula 1 terá uma série de alterações em suas regras com o objetivo de tornar a disputa mais equilibrada e, ao mesmo tempo, reduzir o rombo financeiro de algumas equipes. A FIA, Federação Internacional de Automobilismo, aprovou mudanças no regulamento que farão, entre outras coisas, que a prova final do campeonato tenha pontuação duplicada e que as equipes tenham um teto orçamentário.

A primeira medida tem como objetivo tentar dar mais atratividade para o GP de encerramento da temporada e possibilitar que a disputa ainda esteja aberta antes da prova. Com o domínio de Sebastian Vettel nos últimos anos (em 2013 ele foi campeão com quatro provas de antecedência), a FIA espera que a medida deixe as disputas finais ainda com emoção.

Além disso, a partir do ano que vem os pilotos passarão a ter numeração fixa, substituindo o sistema que concedia ao competidor o número conforme a posição no ano anterior. Os números irão de 2 a 99, ficando o 1 restrito ao defensor do título de campeão.

A numeração fixa permitirá aos pilotos trabalhar o licenciamento de suas marcas, prática que já é comum na Nascar, em que o atleta cria produtos ligados ao número que usa em competição.

Outra decisão tomada nessa reunião foi a adoção de um teto de gastos na temporada. Os prncípios que vão reger essa regulamentação ainda serão debatidos pelos gestores da F-1. A tendência é que, em 2015, já seja instituído o teto orçamentário.

Sair da versão mobile