A Globo apresentou na terça-feira (25) as novidades do Cartola, o “Fantasy Game” da emissora para o Brasileirão. Para este ano, a emissora aumentará o pacote de prêmios aos participantes, com o intuito de obter novamente o recorde de internautas na ferramenta e torna-la ainda mais interessante aos seus parceiros comerciais.
Quem explicou a estratégia à Máquina do Esporte foi o diretor de produtos e soluções da comercialização de mídias digitais da Globo, Marcos Cabrera. “Temos dois objetivos principais com o Cartola. O primeiro é se apropriar de games de futebol e associar à Globo. O segundo é comercial. A Globo faz a entrega a parceiros por meio do jogo”, afirmou o executivo.
Basicamente, a popularidade do Cartola serve como mais um braço de contato com o consumidor para as empresas que compram o pacote de publicidade para o futebol no ano. Em 2017, Itaú, Brahma, Chevrolet, Johnson & Johnson, Ricardo Eletro e Vivo investiram quase R$ 300 milhões cada um para estar nas transmissões da emissora.
Para essas empresas, há entregas pontuais e venda prioritária para propriedades próprias do jogo Cartola. Caso os parceiros não queiram investir mais, a emissora vai ao mercado, mas fecha a comercialização para concorrentes de seus anunciantes.
O diferencial do jogo é criar propriedades que sejam específicas para cada empresa. “Nós podemos adaptar conceitos das marcas para características do Cartola, para que não seja uma simples publicidade diante do conteúdo”, explicou Cabrera.
Um bom exemplo foi visto no ano passado. A Listerine entrou no jogo para eleger o melhor jogador de cada rodada. A categoria criada para a companhia foi denominada de “Jogador Monstro”, em referência ao conceito usado pela marca da Johnson & Johnson em campanhas recentes.
Outra frente que tem ganhado força no Cartola é a sua versão paga. Em 2016, quando estreou, 135 mil participantes fecharam com a mensalidade de R$ 5,70. Neste ano, a expectativa é de aumento na categoria. Quem arcar com a modalidade em 2017 terá um prêmio especial: a emissora fará um sorteio para levar o internauta à Alemanha, para assistir ao amistoso entre Brasil e a seleção da casa, em 2018.
Em 2016, o Cartola teve o seu melhor ano. Foram 7 milhões de times criados. Em uma única rodada de Campeonato Brasileiro, o jogo teve quase 4 milhões de equipes escaladas.