Pouquíssimas são as empresas no esporte que, em vez patrocinar um evento, investimento relativamente seguro, assumem a organização dele. É o caso da DirecTV com a Copa EuroAmericana, torneio amistoso que vai colocar frente a frente em 30 de julho Palmeiras e Fiorentina no estádio do Pacaembu.
A operadora de TV via satélite tem grande parte deste mercado nas Américas e estreita relação com o futebol na Europa – detém direitos de transmissão do campeonato espanhol desde 2006 e vem aumentando a oferta de conteúdo esportivo desde então. “Decidimos fazer um produto para casar a elegência do futebol europeu com a paixão das Américas”, conta Sandro Mesquita, diretor da DirecTV para América Latina, à Máquina do Esporte.
A DirecTV passou por tudo o que um organizador de eventos esportivos passa: teve de achar uma lacuna em comum nos calendários de clubes europeus e americanos, fechou parcerias com emissoras (no Brasil, com a Bandeirantes) para conseguir transmissão, criou cotas regionais e locais de patrocínio e está vendendo ingressos.
Uma meta é ter lucro em médio prazo com o torneio – afinal, ele consome dinheiro com pagamento aos clubes participantes, hospedagem e transporte, entre outros, e precisa ser sustentável. Outra é aproximar o fã de futebol da operadora e fazê-lo consumir também outros produtos, como campeonatos europeus.
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