Por futebol, DirecTV assume organização de torneio amistoso intercontinental

Pouquíssimas são as empresas no esporte que, em vez patrocinar um evento, investimento relativamente seguro, assumem a organização dele. É o caso da DirecTV com a Copa EuroAmericana, torneio amistoso que vai colocar frente a frente em 30 de julho Palmeiras e Fiorentina no estádio do Pacaembu.

A operadora de TV via satélite tem grande parte deste mercado nas Américas e estreita relação com o futebol na Europa – detém direitos de transmissão do campeonato espanhol desde 2006 e vem aumentando a oferta de conteúdo esportivo desde então. “Decidimos fazer um produto para casar a elegência do futebol europeu com a paixão das Américas”, conta Sandro Mesquita, diretor da DirecTV para América Latina, à Máquina do Esporte.

A DirecTV passou por tudo o que um organizador de eventos esportivos passa: teve de achar uma lacuna em comum nos calendários de clubes europeus e americanos, fechou parcerias com emissoras (no Brasil, com a Bandeirantes) para conseguir transmissão, criou cotas regionais e locais de patrocínio e está vendendo ingressos.

Uma meta é ter lucro em médio prazo com o torneio – afinal, ele consome dinheiro com pagamento aos clubes participantes, hospedagem e transporte, entre outros, e precisa ser sustentável. Outra é aproximar o fã de futebol da operadora e fazê-lo consumir também outros produtos, como campeonatos europeus.

Leia mais
Torneio amistoso internacional ‘cai no colo’, e centenário do Palmeiras ganha reforço

Sair da versão mobile