Por futebol, Basis triplica e mira nova expansão

Com atual estrutura, Basis ainda tem capacidade para mais seis clubes

Com atual estrutura, Basis ainda tem capacidade para mais seis clubes

O futebol mudou a rotina da Basis. A empresa trabalhava com produtos farmacêuticos, e há um ano resolveu desenvolver uma linha de produtos licenciados do Corinthians. A partir disso, criou uma coleção de artefatos de higiene masculina com imagens de outros times de São Paulo (Palmeiras, Santos e São Paulo). Na segunda quinzena de setembro, a companhia pretende incluir Bahia e Vitória nessa lista. Todo o projeto, que ainda não teve retorno financeiro expressivo, já exigiu ampliações no prédio e na equipe da marca.

Desde que a Basis começou a trabalhar com futebol, o número de funcionários da empresa paulista aumentou de 14 para 46. O prédio em que a companhia opera também foi ampliado para acomodar a linha de produção do novo segmento.

“Eu passei por uma rede de farmácias que era nossa cliente e vi que havia produtos do Corinthians. Perguntei como era feito o licenciamento, e procurei o clube porque achava que essa era uma área legal. Desenvolvemos com o Corinthians um padrão para a coleção, e a própria diretoria deles sugeriu que fizéssemos das outras equipes de São Paulo também. Isso facilitaria a distribuição e diminuiria a rejeição, já que as farmácias deixariam de ter produtos de apenas um clube”, explicou Fábio Marcondes, proprietário da Basis.

Até por ter começado com o Corinthians, a linha da Basis no futebol tem um modelo de licenciamento usado frequentemente pelo clube. A empresa banca todos os custos de produção e distribuição e cede às equipes um percentual da receita.

A operação da Basis no futebol começou em 2011, e agora tem começado a gerar lucro. A expectativa da empresa, que não revela o valor investido no projeto, é que o segmento incremente em até 40% o faturamento da companhia daqui a um ano.

As linhas dos times de São Paulo incluem desodorantes, desodorantes para os pés e sabonetes com as imagens das equipes. A Basis ainda desenvolveu fragr”ncias específicas para cada um dos clubes – os odores foram escolhidos em pesquisas com torcedores.

Depois de iniciar a produção dos licenciados dos times de São Paulo, a Basis foi procurada por Bahia e Vitória. Os rivais baianos terão linha de produtos ainda mais extensa, com xampu, condicionador, gel para cabelo e perfume. Essas coleções devem chegar ao mercado na segunda quinzena de setembro.

A criação da linha de futebol obrigou a Basis a ampliar o esquema de distribuição. A empresa, que anteriormente tinha foco em hospitais e órgãos públicos, contratou serviço terceirizado para chegar a 16 mil pontos de venda em “mbito nacional.

A Basis também foi procurada por representantes de equipes como Portuguesa, Botafogo e Vasco para ampliar a lista de parceiros. A estimativa da companhia é que seja possível abarcar mais seis equipes. “Se fecharmos mais do que isso, precisaremos crescer novamente”, completou Marcondes.

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