Por grandes eventos, ministério altera normas do turismo

A proximidade dos maiores eventos esportivos do planeta, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, tem gerado mudanças em segmentos distantes do esporte. O Ministério do Turismo alterou, na última terça-feira (8), as regras de classificação de empreendimentos de hospedagem.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), como é denominado o conjunto de critérios, tem novo modelo, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), a fim de padronizar hotéis para os eventos.

“É preciso que um cinco estrelas de Porto Alegre ofereça as mesmas condições de hospedagem e serviço que um de São Paulo”, determinou Pedro Novais, ministro do Turismo. O modelo anterior, criado em 2002, era “ultrapassado”, segundo a pasta do governo.

O novo SBClass divide os empreendimentos em sete grupos: hotel, hotel fazenda, hotel histórico, resort, pousada, cama e café e flat/apart hotel. “Há entre 12 mil e 15 mil hotéis que têm condições de aderir ao sistema”, acrescentou o ministro.

Para que esses estabelecimentos adiram ao novo modelo, Novais avisou que há R$ 3 bilhões em crédito disponíveis em bancos como Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa, ambos estatais, com linhas específicas para os eventos.

Sair da versão mobile