Por identificação, patrocinadores apostam em produtos “made in Brazil”

Camisa da Nike desenhada por artistas brasileiros.

Com a Copa do Mundo realizada no Brasil, alguns patrocinadores resolveram apostar na comunicação do “made in Brazil”. Para aumentar a identificação com o público brasileiro, as marcas chegam a pagar mais na produção para poder dizer que o artigo é feito aqui.

Na última terça-feira (24), a Nike, patrocinadora da seleção brasileira, lançou mais uma coleção feita no Brasil, chamada de Futuro Lee. Além da produção, as estampas são desenhadas por artistas do país. Explicitar a fabricação local também foi feito há alguns meses com a camisa oficial da seleção. A estratégia, no entanto, tem um problema: o custo é maior do que o usual, quando a fábrica é chinesa, por exemplo. Ainda assim, o preço final é padrão entre as camisas de time da marca.

A ideia de aproximar os produtos com desenhos que remetem ao Brasil também tem sido usada pela Adidas, mesmo sem isso ter ligação com o futebol. A empresa apostou em um centro de design inaugurado no país para que os produtos tenham mais cor e estejam mais próximos do país. O objetivo é ressaltar a “brasilidade” dos produtos da marca e ganhar popularidade no mercado nacional.

E não é só roupa tem esse apelo. A Continental anunciou que os pneus usados pelos ônibus das seleções na Copa do Mundo são “premium” e fabricados no país. O modelo usado foi pensado especificamente para o tráfego urbano brasileiro para diminuir o gasto do material no asfalto do país. Chamado de ContiGol, tem o logo da Copa do Mundo e desde o começo do ano é produzido na Bahia.

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