Enquanto todos pensavam que só o Corinthians estava em busca de um jogador de futebol oriental, após o diretor de marketing do time, Luis Paulo Rosenberg, ter declarado que procurava por um atleta chinês, o Santos se movimentava para contratar um japonês. O plano ainda não deu certo, mas a equipe segue tentando executá-lo.
A revelação foi feita na última terça-feira (25), durante seminário realizado na Trevisan Escola de Negócios, por Armênio Neto, gerente de marketing do time da Baixada Santista e um dos palestrantes. “Nós tentamos contratar um japonês para o Mundial, não deu certo, mas ainda estamos procurando”, disse o dirigente da equipe alvinegra.
A contratação de um atleta japonês seria útil ao departamento de marketing em função da disputa do Mundial de Clubes da Fifa, a ser realizado em dezembro deste ano, no qual o Barcelona participará. A ação não seria, todavia, a primeira envolvendo o Japão e o torneio global. O marketing do Santos tem se concentrado nessa competição.
Recentemente, Neymar gravou vídeo para a “Santos TV” falando em japonês, no intuito de conseguir a empatia da torcida local. “Olá, meu nome é Neymar, sou atacante do Santos. Em dezembro estaremos no Japão. Torcida, contamos com vocês”, disse a estrela santista, em tentativa de estreitar laços com o país que o receberá.
Essa é a segunda vez em que se torna pública a intenção de um grande clube brasileiro contratar um jogador do oriente em função do marketing. Durante o seminário na Trevisan, Rosenberg afirmou que a única vez em que interferiu no trabalho do departamento do futebol, desde que assumiu a área, foi para pedir um jogador chinês.