Por projeto ambiental, Cruzeiro do Sul aposta em longo prazo

Bandeira do projeto na torcida do Corinthians, no Pacaembu

Bandeira do projeto na torcida do Corinthians, no Pacaembu

O Jogando Pelo Meio Ambiente, do banco Cruzeiro do Sul, comemorou o resultado de um estudo que indicou que os corintianos têm cada vez mais familiaridade com o projeto ambiental. Agora, a agência Nova Estratégia, que formulou a campanha, espera conseguir uni-la a instituição financeira com mais ênfase. Para isso, ela demanda ações em longo prazo.

Segundo o sócio-proprietário da Nova Estratégia, André Gomes, a marca do Cruzeiro do Sul está sempre presente durante a campanha, o que dará a associação em longo prazo. “Fazemos pouco investimento em mídia, por isso esse retorno não é imediato”, afirmou.

Ainda assim, segundo a empresa, o nível de conhecimento dos torcedores do Corinthians sobre o projeto subiu de 31%, em 2010, para 58% neste ano. Parte do crédito dessa mudança vem da chegada do projeto ao Palmeiras.

Em 2010, o Cruzeiro do Sul chegou ao Corinthians com o Jogando Pelo Meio Ambiente. Pela proposta, a cada gol feito, cem árvores seriam plantadas, além de cotas para jogos e partidas sem tomar gol. Em 2011 foi a vez do Palmeiras ser patrocinado pelo banco. Para representar o projeto, os goleiros dos dois times, Júlio Cesar e Deola, se transformaram em embaixadores.

O projeto não tem sua marca exposta nos uniformes dos clubes. Por tanto, para se divulgar, o trabalho é feito basicamente nos estádios, com ações durante as partidas. Outro meio que tem sido mais usado é a internet, com as redes sociais. Nessa parte, os embaixadores entram divulgando o Jogando Pelo Meio Ambiente.

Para André Gomes, o projeto foi a maneira encontrada pelo banco para entrar no futebol, usando a proteção ao meio ambiente como pano de fundo. “O país é uma potência ambiental, e um assunto como o aquecimento global faz cada vez mais parte do cotidiano das pessoas”, afirmou.

Como a aposta é pelo longo prazo, o Cruzeiro do Sul já estuda a continuação do projeto. A empresa e a agência Nova Estratégia finalizam os estudos sobre a campanha para projetar qual será o melhor caminho para os próximos anos, entre patrocinar mais clubes ou aumentar o investimento nas ativações vigentes.

Sair da versão mobile