O São Paulo oficializou nesta semana um acordo com a Penalty, nova marca de material esportivo da equipe tricolor. A empresa do grupo Cambuci pagará R$ 35 milhões anuais para vestir o clube do Morumbi até o fim de 2015.
O negócio entre São Paulo e Penalty já estava alinhavado desde o segundo semestre do ano passado. Contudo, a diretoria tricolor esperou o término do contrato com o grupo Vulcabras∕Azaleia, dono da marca Reebok, para anunciar a nova parceria. O acordo anterior acabou no dia 31 de dezembro de 2012.
O novo uniforme do São Paulo será apresentado no dia 17 de janeiro. Trata-se de um retorno para a Penalty, que vestiu o time do Morumbi no vitorioso início dos anos 1990. A marca, aliás, estava na camisa tricolor nos títulos mundiais de 1992 e 1993.
“A Penalty tem uma história importante, de quase duas décadas, com o São Paulo Futebol Clube. Juntos passamos por momentos gloriosos, e para nós é gratificante firmarmos novamente essa parceria”, disse Roberto Estefano, presidente da empresa de material esportivo.
A Penalty passou por um extenso reposicionamento. O projeto foi iniciado em 2008, com análises internas, e levou a empresa de material esportivo a concentrar esforços num grupo de modalidades praticadas com os pés (futebol, futsal, futebol de areia, futebol society e futevôlei).
Em 2011, o grupo Cambuci, que também conta com a marca Stadium, teve receita líquida de R$ 247,7 milhões. O montante representa um crescimento de 12,5% em comparação com a temporada anterior.
“Saudamos a chegada da Penalty, uma grande marca brasileira, que prima pela qualidade e pelo alto grau tecnológico. Ela já esteve conosco, e ajudou a construir nossa import”ncia no cenário internacional”, afirmou Julio Casares, vice-presidente de comunicação e marketing do São Paulo.
O São Paulo será o sétimo time do futebol brasileiro a vestir material esportivo da Penalty. A marca também aparece atualmente nas camisas de Ceará, Figueirense, Náutico, Santa Cruz, Vasco e Vitória.