A fabricante de motocicletas Traxx, com atuação no Nordeste, escolheu o futebol como plataforma para divulgar a própria marca. Nos últimos dias, a empresa fechou acordos de patrocínio com Ceará, Fortaleza e Icasa, todos sediados no Ceará, e ABC, do Rio Grande do Norte.
As parcerias incluem exposição da marca em backdrops, utilizados como fundo em entrevistas de jogadores e comissão técnica, nos sites oficiais, em todos os materiais disparados à imprensa e em placas de publicidade espalhadas nos estádios.
Os uniformes das quatro equipes também serão estampados. O Ceará, integrante da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, terá a Traxx nas mangas. Icasa e ABC irão exibir o logotipo na parte inferior da frente da camisa, enquanto o Fortaleza irá colocar a marca no peito.
No caso do time do Rio Grande do Norte, a partir de setembro, a marca irá migrar para o peito. O acordo ainda inclui um prisma e um outdoor no estádio Frasqueirão e quatro menções à marca por meio do sistema de som da arena. O ABC é o único time sediado fora do Ceará, onde está localizado o centro administrativo da empresa.
“Acreditamos que o futebol é a maneira mais eficaz de se aproximar do nosso público, predominante masculino”, explica a gerente de marketing da companhia, Débora Rangel. Cada acordo foi negociado individualmente, com base na visibilidade proporcionada por cada clube, diretamente pelo presidente da Traxx, Zhou Yu.
Os patrocínios marcam o ingresso da fabricante no esporte e, de acordo com os resultados obtidos, esse movimento poderá ser intensificado. “Vamos verificar o retorno em termos de recall, reconhecimento da nossa marca, e depois conversar sobre próximas ações”, afirma a gerente à Máquina do Esporte. A expansão pode acontecer tanto em outros times de futebol quanto em outros esportes.