Como uma empresa que troca de ramo para diversificar fontes de receita, a Portuguesa irá estrear no próximo domingo (31) departamento de eventos. O show da banda Chiclete com Banana será organizado nas dependências do clube paulista, e o objetivo é arrecadar em torno de R$ 1 milhão, entre bilheterias e patrocínios.
Ao contrário do que se imaginava, a apresentação não ocorrerá no campo do estádio Canindé, e sim no “areião”, local com capacidade para 20 mil pessoas que costuma ser usado pela equipe para organizar festas juninas. Ainda há ingressos disponíveis para o público, mas há apenas o terceiro e último lote de entradas à venda.
O show do Chiclete com Banana será a grande inauguração dessa nova fórmula para conseguir receita. Depois da banda de axé, a partir do know-how obtido pelos profissionais da Portuguesa, há pretensão de organizar novas exibições de médio porte. Para conseguir emplacar eventos lucrativos, o clube terá de dosar na proporção.
Como a equipe de futebol está organizando a apresentação solitariamente, em vez de apenas locar o estádio para empresa terceirizada, como fez com o Jonas Brothers no primeiro semestre, a Portuguesa precisa ser “certeira” na escolha das bandas. Os custos são mais altos, e então as receitas precisam aparecer.
“O gasto para fazer um evento desses é mais alto do que se estivéssemos com uma parceira, então há risco alto, e precisamos de plano comercial que garanta retorno financeiro”, explica Fábio Porto, gerente de marketing da Portuguesa. Embora o marketing não seja responsável por organizar todo o evento, possui papel decisivo.