Pouco à frente da Nike, Adidas é artilheira da Copa do Mundo de 2014

Patrocinadoras da esmagadora maioria dos atletas que vieram ao Brasil jogar a Copa, Adidas e Nike foram as marcas que mais apareceram nos momentos de maior visibilidade em um jogo de futebol: o gol. Na artilharia das marcas, levantamento feito pela Máquina do Esporte desde o início da competição, a marca alemã foi a líder, seguida de perto pela americana.

A Adidas “marcou” 77 dos 171 gols feitos nesta edição, empurrada pela maioria dos artilheiros. James Rodriguez, Thomas Müller, Lionel Messi e Van Persie são todos patrocinados dela.

A Nike teve 75 gols e só Neymar entre os cinco goleadores desta Copa. Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, ambos astros da empresa, deixaram a desejar na pontaria.

Puma, Warrior e Mizuno são as três outras companhias que “fizeram” gols, porém muito menos do que as concorrentes. Esta discrepância é natural. Dos 736 atletas, 380 (51,6%) são patrocinados pela Nike e 269 (36,5%), pela Adidas. A Warrior tem por que comemorar: com só cinco jogadores, marcou três gols, graças a Tim Cahill e Fellaini.

Esta é, evidentemente, uma curiosidade. São poucos os consumidores que se atentam às marcas das chuteiras que vestem os atletas em meio a um jogo de futebol. Ainda assim, este ranking pode virar argumento das marcas na publicidade – sobretudo da Adidas, que foi artilheira mesmo com número muito inferior de atletas em comparação à Nike.

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