Em mensagem publicada no serviço de microblogs Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta sexta-feira que a cidade será sede da Fifa durante a Copa do Mundo de 2014. A informação ainda não foi confirmada pela entidade.
Paes usou o site para confirmar que a Casa da Música foi vetada pela Fifa. O Rio de Janeiro pretendia usar esse espaço para realizar o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que agora deve acontecer no Forte de Copacabana.
Depois da notícia negativa, o prefeito compensou e disse que a sede da Fifa será na cidade, que também receberá a decisão do torneio. Brasília e São Paulo eram outros postulantes a acomodar a entidade mundial.
“Segurem mais essa: sede da Fifa será no Rio! Prédio ao lado da prefeitura (estamos comprando) vai ser a base”, anunciou Paes em seu Twitter.
Nesta sexta-feira, uma comitiva com presenças de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, e Ricardo Teixeira, presidente do comitê organizador local (COL), visitou alguns equipamentos do Rio de Janeiro. O grupo sobrevoou o Maracanã e ainda passou pela Cidade da Música, o Forte de Copacabana e o centro de convenções Sul-América.
Se for confirmado como sede da Fifa, o Rio de Janeiro ficará com o congresso anual da entidade. Esse evento era disputado por outras cidades por reunir alguns dos principais dirigentes do futebol mundial, o que turbina a procura por vagas em hotéis e restaurantes de luxo.
O Rio de Janeiro ainda postula abrigar o centro de mídia da Copa do Mundo (IBC). A cidade apresentou o Aterro do Flamengo como opção para o aparato.