Prefeitura de São Paulo traça perfil do turista na cidade durante Copa

A prefeitura de São Paulo traçou o perfil do turista na cidade durante a Copa do Mundo. A SP Turis, seu braço de turismo, entrevistou 7683 pessoas, de 11 de junho a 13 de julho, na Arena Corinthians, Fan Fest, atrativos turísticos e áreas de grande circulação.

O levantamento apontou que 65,06% dos turistas eram brasileiros, enquanto 34,94% eram estrangeiros. O estado de São Paulo recebeu 68,94% dos visitantes, percentual bem superior em relação a outros estados (Rio de Janeiro recebeu 5,25%, e Minas Gerais, 5,11%).

A Argentina, que disputou duas partidas na Arena Corinthians, foi o país que mais enviou pessoas à São Paulo (38% dos entrevistados), seguida por Chile (9,52%), Colômbia (7,70%), Estados Unidos (5,05%), Uruguai (4,14%), Peru (3,23%), Holanda (3,15%), Inglaterra (2,73%) e México (2,15%).  

Dos estrangeiros, 17,99% vieram de Buenos Aires (Argentina), 5,42% de Santiago (Chile), 4,39% de Bogotá (Colômbia), 3,18% de Montevidéu (Uruguai), 3,01% de Córdoba (Argentina), 2,75% de Mendoza (Argentina), 2,24% de Lima (Peru) e 1,64% de Amsterdã (Holanda).

Entre os turistas brasileiros, 71,70% eram homens e 28,30% eram mulheres. Já entre os estrangeiros, 81,70% eram homens e 18,30% eram mulheres. A faixa etária mais comum dos visitantes era de 30 a 39 anos (27,60% dos brasileiros e 32,50% dos estrangeiros).

A gastronomia foi eleita o diferencial da cidade de São Paulo (opinião de 25,20% dos brasileiros e 25,80% dos estrangeiros). Meio de transporte mais utilizado, o metrô foi usado por 43,60% dos brasileiros e 56% dos estrangeiros.

Dos entrevistados, 66,50% acreditam que a Copa deixará um legado para a cidade, 95,20% que a Copa trouxe mais turistas para São Paulo, 52,80% que a Copa acelerou obras importantes para a cidade e 86,70% que os turistas trouxeram mais dinheiro para a cidade.

A maioria dos turistas veio mesmo para assistir aos jogos (37,20% dos brasileiros e 89,60% dos estrangeiros). A gastronomia também foi a atividade mais realizada: 34,80% dos brasileiros e 66,50% dos estrangeiros. Em média, o brasileiro permaneceu 4,4 dias e gastou R$ 2.249,00, enquanto o estrangeiro ficou 8,3 dias e gastou R$ 4.911,00.

Ainda segundo a pesquisa, 34,85% dos turistas brasileiros e 37,56% dos estrangeiros assistiram aos jogos na própria Arena Corinthians, superando Fan Fest, bares, restaurantes, e casas de amigos e parentes. Os que estiveram em bares, aliás, foram para a Vila Madalena (15,61% dos entrevistados. Por fim, o atrativo mais visitado foi a avenida Paulista, que recebeu 17,87% dos turistas.  

Sair da versão mobile