Um público elitizado e pouco numeroso é o alvo de uma ação que custará R$ 27 milhões aos cofres da prefeitura de São Paulo. O poder público local investiu esse montante na realização da edição 2012 da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé.
O evento teve 40 mil pessoas em 2011, e sete mil eram visitantes de fora de São Paulo. O público era formado majoritariamente por homens (84,09%) com pelo menos sete salários mínimos de renda familiar – 82,59% das pessoas que foram à prova recebem pelo menos isso.
Ainda de acordo com a prefeitura de São Paulo, a prova do ano passado movimentou R$ 80 milhões e gerou R$ 430 milhões em mídia espont”nea para a cidade – números coletados pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.
Neste ano, a prefeitura já despejou R$ 27 milhões na preparação do evento que receberá esse público restrito e elitizado. E a conta ainda deve crescer até a realização da corrida – dados consolidados serão divulgados apenas na próxima semana.
“Geramos empregos, receitas, e isso faz com que a economia se movimente para que possamos ter melhor qualidade de vida”, declarou Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira.
Dos R$ 27 milhões investidos pela prefeitura de São Paulo no evento até agora, R$ 12 milhões foram destinados a publicidade e R$ 15 milhões se referem a estrutura. É esse segundo montante que ainda pode aumentar até domingo.
A prova deste ano será exibida em 130 países. Uma das novidades é que os direitos de mídia nos Estados Unidos serão divididos entre as redes ABC e NBC.
Leia mais:
Indy em SP terá bloqueio contra ambulantes
Com esquema especial e feriado, Indy recomenda transporte público