No início de julho do ano passado, a Máquina do Esporte informou que o Facebook havia fechado seu primeiro acordo com a Premier League para países asiáticos, no caso Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja. No entanto, o que era para ser um contrato inédito e precursor de novas atividades do gigante das redes sociais na região se tornou um fracasso antes mesmo de entrar em vigor. Isso porque o acordo simplesmente não existe mais.
De acordo com o site SportBusiness, ficou claro apenas agora que não houve um contrato assinado de fato. A Premier League teria entrado em um “contrato de suspensão” com o Facebook, dando à plataforma de mídia social um período de negociação exclusivo por ter dado o maior lance. Só que as duas partes aparentemente não conseguiram chegar a um acordo sobre uma série de questões após oito meses de negociações e decidiram não seguir adiante.
O contrato, que tinha o valor estimado em £ 200 milhões, deveria começar na próxima temporada e cobriria até o final da temporada 2021/2022.
Com o cancelamento, a Premier League será forçada a colocar os direitos de transmissão de volta no mercado para encontrar um novo parceiro de transmissão para a região. Dessa forma, as favoritas passam a ser BeIN Sports e Fox Sports Asia, ambas interessadas desde o início da venda de direitos, mas que haviam sido superadas financeiramente pelo Facebook.
O acordo do Facebook com a Premier League foi o primeiro dos movimentos da empresa para cobertura ao vivo das principais ligas do futebol europeu no mercado asiático. No mesmo mês de julho de 2018, o gigante das redes sociais fechou um contrato com a LaLiga na Índia, onde está mostrando o campeonato de forma gratuita via streaming em um acordo que vai até o final da temporada 2021/2022.