Após receber, enfim, o sinal verde da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para realizar a Liga Sul-Minar-Rio em caráter amistoso neste ano, o presidente da Primeira Liga, Gilvan de Pinho Tavares, anunciou que a entidade já programou uma reunião para definir a entrada do torneio no calendário de 2017.
“O momento agora é de paz, de harmonia, já que nós conseguimos o objetivo traçado, mostrando que o torneio é bem organizado e que as datas não vão ferir e não vão atrapalhar os campeonatos da Federações e nem da CBF. E a CBF já está nos convocando para uma reunião para a gente definir tudo sobre a realização do torneio em 2017. Isso é uma vitória do futebol brasileiro”, disse o mandatário ao site oficial do Cruzeiro.
O dirigente, contudo, não revelou quando será o novo encontro com a cúpula da organização máxima do futebol brasileiro.
Na nota divulgada ontem, a CBF já havia sinalizado com o suporte necessário para transformar oficial o torneio na próxima temporada.
“É uma decisão sensata. A rodada de anteontem da Primeira Liga e a rodada de ontem são uma demonstração do sucesso da competição. Ficou tão evidente que a CBF não pode se colocar contra isso. Tinha Federação contra e a CBF decidiu em comum acordo com essas Federações não impedir algo tão importante, que é benéfico ao futebol brasileiro”, completou Tavares.
Assim como a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da Primeira Liga, a CBF adotou a nomenclatura Copa no lugar de Liga para se referir à competição disputada por 12 clubes. Até então, a gestora do futebol brasileiro chamava o campeonato por seu nome original.
O documento ainda passa por cima da resolução da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e libera Flamengo e Fluminense para disputarem os jogos.
A mudança de postura da CBF chega um dia após a rodada inaugural da Liga Sul-Minas-Rio, em jogos com bom público, como a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte, com mais de 30 mil pagantes.