Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira para apresentar o projeto “Rubro-negro para sempre”, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, oficializou que o clube perderá o patrocínio da Batavo no ano que vem. O atual contrato vai até o dia 31 de janeiro, e a empresa já informou ao clube que não pretende renová-lo.
“A Brasil Foods mandou uma carta para nós e disse que não vai renovar. Foi legal eles terem feito isso com antecedência porque vamos poder nos preparar”, declarou a mandatária rubro-negra.
Patrícia também confirmou que existe um débito da Batavo com o clube, referente a uma das parcelas do pagamento do patrocínio, mas evitou polêmica com a investidora: “Não quero falar mal de um parceiro”.
Recentemente, o vice-presidente jurídico do clube, Rafael de Piro, chegou a cogitar interpelar judicialmente a Batavo por conta da falta de pagamento. Segundo ele, a dívida da empresa com a equipe gira em torno de R$ 1,8 milhão.
O Flamengo já começou a prospectar empresas no mercado. A diretoria rubro-negra trabalha com uma meta de R$ 24 milhões pela cota máster (peito e costas da camisa). Neste ano, a Batavo pagou algo entre R$ 21 e R$ 22 milhões pelo espaço.
Caso a meta do Flamengo seja atingida, o clube conseguirá R$ 35,5 milhões com patrocínios a seu uniforme em 2011. A equipe carioca já tem acertos com o banco BMG (mangas) e com a empresa de telefonia móvel Tim (interior dos números), e esses acordos rendem, respectivamente, R$ 9 milhões e R$ 2,5 milhões por temporada.
Nesta terça-feira, o conselho deliberativo do Flamengo votará a renovação do contrato com o BMG para 2011. A parceria com a Tim também já foi acertada, mas ainda não é oficial. A assinatura depende de aval do mesmo grupo de dirigentes, e a votação desse negócio só deve acontecer daqui a duas semanas.