A candidatura de Munique a sediar os Jogos Olímpicos de inverno em 2018 ganhou nesta semana um apoio de peso. O presidente da Alemanha, Christian Wullf, manifestou publicamente um posicionamento favorável ao projeto.
Wullf amplia uma lista de personalidades e figuras políticas que já demonstraram apoio ao projeto de Munique. O parlamento da Bavária, por exemplo, já vinha trabalhando em conjunto com os responsáveis pela candidatura para facilitar e agilizar os tr”mites políticos. Angela Merkel, chanceler da Alemanha, foi outra a formalizar defesa da ideia.
“O esporte possui uma enorme capacidade de integração. O esporte conecta as pessoas e ultrapassa peculiaridades culturais. Além disso, transmite valores como o espírito de equipe e o respeito. Sediar os Jogos Olímpicos de inverno seria uma grande honra e uma enorme oportunidade para o nosso país”, declarou Wulff.
O apoio político é fundamental para o projeto olímpico. A primeira razão para isso é que o comprometimento do poder público tem peso na eleição de sedes para esse tipo de evento. Outro fator importante é que figuras como Wulff ajudam a promover internacionalmente a candidatura.
“Vou falar sobre isso internacionalmente. Eu apoio o projeto de Munique, e espero que o país tenha essa chance de receber convidados de todo o mundo”, finalizou o político.