Quando o Paris Saint-Germain anunciou a contratação do brasileiro Neymar, em agosto deste ano, uma pergunta ficou no ar no mercado de esporte: como o time recuperará o investimento realizado? Foram 222 milhões de euros depositados no Barcelona para a contratação do jogador, a maior transferência da história do futebol. Agora, parece que o clube francês quer dar mostras do potencial de alcance que é possível com o novo atleta.
Na última segunda-feira (30), o Paris Saint-Germain enviou à imprensa um comunicado com gráficos que mostram o efeito de Neymar nas redes sociais do time francês: o “campeão de crescimento nas mídias sociais”, dizia a mensagem. Entre os números, está o fato de o clube ter alcançado 10 milhões de seguidores no Instagram e, dessa maneira, ter se tornado o sétimo com mais fãs na ferramenta.
Na época da contratação do jogador, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelai, foi explícito ao explicar como o clube poderia retomar o investimento: o efeito que Neymar traria para a marca da equipe recompensaria o montante colocado pelo grupo árabe que gere o Paris Saint-Germain.
Na mensagem enviada aos jornalistas na segunda-feira, o fator internacionalização aparece destacado. O time ressaltou que, na atual temporada, o site oficial do Paris já recebeu o dobro de visitas, em relação a todo o período anterior. Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália foram os países com aumento mais significativo. E o grande destaque ficou para a Coreia do Sul, com crescimento de 800% da audiência online do país.
Os números, de fato, são significativos. No Facebook, por exemplo, o clube ganhou mais de 1,4 milhão de seguidores desde a chegada de Neymar. Esse dado sobe para 1,7 milhão no Instagram e passa de 734 mil no Twitter. No Youtube, o crescimento é de 120 mil inscritos, cerca de 25% mais do que o clube possuía antes de acertar com o astro brasileiro.
Por outro lado, a presença de Neymar não foi só de ganhos para a imagem do Paris Saint-Germain, tanto pelas confusões geradas pelo atleta quanto pelas seguidas especulações que seu nome gera dentro do clube. Nos últimos meses, seu nome esteve envolvido em casos que vão de fofocas de vestiário até um suposto arrependimento, algo que a imprensa catalã especulou na própria segunda-feira.