O Paris Saint-Germain escolheu Lisboa, capital portuguesa, para abrir sua primeira escolinha de futebol em uma capital europeia fora da França. O objetivo é não deixar escapar nenhum talento da terra de Cristiano Ronaldo e formar jogadores até os 16 anos.
A escolinha, chamada de Urban Soccer, está localizada no Parque Florestal de Monsanto, considerado o “pulmão” de Lisboa. Segundo a propaganda feita pelo clube francês, o Urban Soccer da capital portuguesa contará com “treinadores das escolas parisienses do clube, que transmitirão seus conhecimentos a crianças de 5 a 16 anos em programas ao longo do ano e também nos acampamentos de verão”.
O projeto tem como parceiro o ex-atacante do PSG e da seleção portuguesa Pauleta. “Estou encantado que meus jovens compatriotas, muitos dos quais são fãs do Paris Saint-Germain, possam viver a paixão ao máximo e aprender o jogo por meio dos métodos de um dos grandes clubes da Europa”, disse o ex-jogador.
“É a primeira vez que abrimos uma escolinha em uma grande capital europeia fora da França. Agora, estamos presentes em 11 países e continuamos a expandir e projetar a marca PSG em todo o mundo”, afirmou Fabien Allègre, Diretor de Marketing e Diversificação das escolinhas do clube francês.
Além das novas instalações em Portugal, o Paris Saint-Germain possui atualmente 60 escolinhas, com cerca de 110 professores e 10.500 alunos na França (que, curiosamente, concentra menos da metade do total), Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Egito, Marrocos, Índia, Indonésia, Líbano e Brasil.
Com quatro unidades (três no RJ e uma em SP), o Brasil já é o segundo país com mais escolinhas do PSG, atrás apenas da própria França. Por aqui, já são cerca de 800 alunos, número que deve mais do que dobrar em um ano, por conta da chegada de Neymar ao clube francês.