A Puma obteve crescimento de 10%, superando a previsão inicial que era de 7% a 9%. Os calçados foram a divisão da marca de material esportivo com melhor desempenho: aumento de 12,6% ou € 1,3 bilhão. Os acessórios tiveram crescimento de 5,9% e atingiram € 667 milhões.
“O ano de 2016 confirmou que nossa estratégia foi certeira. Continuaremos investindo na nossa missão de nos tornarmos a marca de esporte mais rápida do mundo. Presenciamos um aumento contínuo do interesse em nossos produtos por parte dos consumidores e varejistas”, afirmou Bjorn Gulden, CEO global da Puma.
O crescimento em vendas da marca foi registrado em todas as regiões e em todos os segmentos. Europa, Oriente Médio e África tiveram crescimento de 13,2%, fechando em € 1,4 bilhão. As vendas nas Américas aumentaram 8.3%, atingindo € 1,3 bilhão. Na região da Ásia e Pacífico, o acréscimo foi de de 8,5%, chegando a € 905 milhões.
As lojas próprias e online da marca foram responsáveis por 22% do total de vendas da marca.
Com o bom desempenho nas vendas, os lucros também aumentaram: enquanto o resultado operacional (EBIT) cresceu 32,6%, atingindo € 128 milhões, o lucro líquido subiu 68%, chegando a € 62 milhões.
“O ano terminou como esperávamos, com aumento nas vendas em todas as regiões e categorias de produtos, com um aumento significativo no resultado operacional [EBIT] e em nosso lucro líquido. Estamos confiantes que veremos esse crescimento em vendas e lucros de novo em 2017”, disse o executivo.