Patrocinadora principal do Barcelona, a gigante do comércio eletrônico japonesa Rakuten decidiu usar o patrocínio ao clube espanhol para aumentar em 300% as vendas de seus afiliados em território brasileiro. Para isso, a companhia lançou uma campanha para vendedores da marca nas redes sociais.
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O projeto foi detalhado com exclusividade pela Rakuten Marketing à Máquina do Esporte. Nele, a empresa oferece aos vendedores que usam grupos de Facebook, WhatsApp, Telegram e Instagram para comercializar produtos de empresas filiadas, a chance de participar da promoção que levará uma pessoa com um acompanhante para ver em campo o último jogo do Barcelona na temporada da LaLiga, em maio de 2020. A promoção, porém, só vale a quem alcançar mais de R$ 50 mil em faturamento mensal consecutivamente de novembro de 2019 a março de 2020. No dia 14 de abril, será feito o sorteio da viagem com acompanhante para Barcelona.
Foto: Divulgação
O projeto tem como objetivo incentivar o aumento do uso do programa de afiliados, em que grandes portais de notícias e administradores de grupos de Facebook anunciam produtos vendidos por empresas parceiras da Rakuten. Com a promoção, a ideia da empresa é aproximar ainda mais esse modelo dos publishers.
“A ideia é aumentar a nossa base de afiliados dentro da vertical de canais de redes sociais, que hoje é muito estratégico dentro das ações de divulgação das campanhas de marketing digital das marcas. Além disso, a promoção visa motivar e inspirar os nossos parceiros que já fazem parte desta vertical a venderem mais. E nada mais motivador que uma viagem para uma das cidades mais encantadoras do mundo e de sobra ainda assistir a um jogo do nosso parceiro Barcelona no maior conforto”, contou Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Marketing no Brasil.
O programa de afiliados é a base de atuação da marca no país. Nos últimos cinco anos, a empresa tem apresentado média de crescimento de mais de 50% ao ano. Algumas empresas parceiras do projeto são Saraiva, Microsoft, Udemy Brasil, Hering, Ricardo Eletro, Dell e a rede de calçados Passarela, entre outras.
O projeto usando o Barcelona como plataforma reforça as iniciativas que a Rakuten tem feito globalmente utilizando-se do patrocínio ao clube espanhol. Recentemente, a empresa promoveu um campeonato entre clientes dentro do Camp Nou, estádio onde o Barcelona manda as suas partidas. Além disso, a marca tem usado a projeção internacional do clube para ampliar suas vendas ao redor do mundo.