Rali Dacar deve iniciar sob protestos de ambientalistas

Largada deverá ter manifestações contra impacto negativo ao ambiente

Largada deverá ter manifestações contra impacto negativo ao ambiente

O Rali Dacar, que desde 2008 deixou o norte da África, terá início no próximo sábado (1º) e término no dia 15 de janeiro, mas deverá enfrentar protestos e ambientalistas durante esse período. Ecologistas argentinos e chilenos estão se mobilizando para se manifestar contra o evento esportivo, que julgam afetar o meio ambiente.

O principal argumento é que os governos dos locais por onde a corrida irá acontecer não realizaram estudos adequados sobre o impacto ambiental, como, por exemplo, dos efeitos causados pela passagem dos veículos em alta velocidade.

Entre políticos, notou-se engajamento pessoal por parte da presidente argentina, Cristina Kirchner, provável candidata à reeleição, para que a prova permanecesse sob domínio argentino. Províncias comandadas pela oposição, porém, vetaram o uso de suas terras para a disputa da prova.

Para 2012, existem rumores de que a competição poderia migrar para o Brasil, com possível largada no Rio de Janeiro e chegada em Lima, capital do Peru, desejo manifestado pelo diretor do evento, Etiene Lavigne. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Sair da versão mobile