Ranking Máquina: Veja os destaques de setembro no mundo esportivo

1-Libertadores anual

Para conseguir faturar mais, Conmebol decidiu que torneio será disputado de fevereiro a novembro, com maior número de participantes. Entidade ainda estuda possibilidade de, no futuro, realizar final em sede única.

 

 2-Jogos Paralímpicos

Ameaçado de não acontecer, os Jogos foram um sucesso de público. O Parque Olímpico da Barra chegou a atrair mais visitantes, no último fim de semana de competição, do que o total de público que visitou o espaço na Olimpíada.

  

3-Marcas sem diferenciação

Patrocinadoras da Olimpíada do Rio 2016, em agosto, Nissan e Bradesco mantiveram todas as suas ações de marketing também durante a Paralimpíada, no mês seguinte. A estratégia acabou rendendo ganhos de exposição e imagem às empresas.

 

4-Socorro federal

Jogos Paralímpicos, ameaçados de cancelamento, tiveram participação decisiva de estatais para sua viabilização. De última hora, Petrobras, Loterias Caixa, Apex e Embratur adquiriram cotas de patrocínio.

 

5-Copos paralímpicos

De última hora, a Ambev adquiriu cota de patrocínio da Paralimpíada do Rio 2016 e voltou a ativar sua marca Skol durante os Jogos. Não se arrependeu. Os 23 copos lançados com pictogramas dos esportes paralímpicos viraram febre entre torcecores, algo que já havia ocorrido na Olimpíada.

 

6-Mês não só de aniversário

No mesmo mês, clube assinou com Estrella Galícia, mas se manteve no Movimento por um Futebol Melhor, ligado à Brahma, negociou parte traseira da camisa com Apollo Sports e fechou com OLX contrato sem exposição de camisa.

  

7-Negócios do NBB

 A segunda edição do NBB MKT Summit, o encontro do Novo Basquete Brasil com patrocinadores, realizada em um teatro em São Paulo, usou tema ‘Magia do Basquete’ e contou com palestras de executivos da liga brasileira, além de NBA, Twitter e Ibope Repucom.

 

8-Novo dono do automobilismo

A gigante do entretenimento dos EUA adquiriu, no mesmo mês, participação majoritária na Fórmula 1 e na Fórmula E. Grupo quer trazer de volta F-1 para os grandes mercados.

 

9-Twitter é mídia

Com o acordo com a liga de futebol americano, que estreou em setembro, a rede social passou a também transmitir eventos ao vivo. Na estreia, canal atingiu público de 2 milhões de pessoas.

 

10- Marcas no e-sport

Marcas esportivas começam a voltar atenção a modalidades alternativas. Puma e Under Armour patrocinam ou apoiaram jogadores de pôquer. Já a Adidas apoia time brasileiro de e-sports.

Sair da versão mobile