O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi surpreendido nesta semana com uma ação de marketing de emboscada durante os Jogos Olímpicos de Londres, promovida pela Beats by Dre, marca de fones de ouvido que pertence ao renomado rapper e produtor musical norte-americano, André Romelle Young, mais conhecido como Dr.Dre.
Apesar do COI proibir que companhias que não são patrocinadoras dos Jogos façam propaganda de seus produtos no evento, a empresa do rapper enviou modelos personalizados dos fones para diversos atletas brit”nicos que disputam os Jogos. Alguns deles, como o goleiro de futebol Jack Butland e a tenista Laura Dailey, já foram flagrados usando seus novos Beats by Dre nas imediações do Parque Olímpico. Butland inclusive chegou a elogiar os novos fones em sua conta no Twitter: “Amo meus GB Beats by Dre”, afirmou o jogador.
Os fones também tem se mostrado muito populares no Centro Aquático, onde grande parte dos nadadores, incluindo o astro norte-americano Michael Phelps, utiliza os equipamentos para isolar o ruído e manter a concentração antes de entrar na piscina. Atletas da delegação brasileira, principalmente no futebol, com expoentes como Neymar, Pato e Marcelo, também são adeptos dos fones Beats.
A marca já havia feito uma ação semelhantes nos Jogos de Pequim-2008, quando presentou o astro LeBron James com fones personalizados, que o jogador encarregou-se de distribuir à toda a equipe de basquete dos Estados Unidos, causando grande impacto na mídia e nos fãs, e catapultando o sucesso da marca até os dias de hoje.
O grande problema é que o COI já tem a Panasonic como parceiro oficial para produtos eletrônicos, o que deve fazer com que a organização tome medidas sobre o caso. “Nós temos que ser cuidadosos porque sem regulação não haveria patrocínio nos Jogos, e sem patrocínio não haveria Olimpíadas”, afirmou Jacques Rogge, presidente do COI.