O Real Madrid divulgou nesta terça-feira um contrato de longo prazo com a IPIC (International Petroleum Investment Company), que irá ajudar na reforma do estádio Santiago Bernabeu. Os detalhes do acordo não foram divulgados, mas a IPIC será uma das principais patrocinadoras do clube madrilense.
A parceria entre IPIC e Real Madrid representa a união de dois gigantes em seus setores. O fundo árabe de investimentos possui ativos de US$ 68,3 bilhões (R$ 173 bilhões). Mais rico clube do futebol mundial, Real Madrid faturou € 549,6 milhões (R$ 1,77 bilhão) em 2014.
O acordo inclui ações com o acervo do Museu do Real Madrid pelo mundo, além do licenciamento de escolas de futebol do clube nos Emirados Árabes e em outros países a serem divulgados. IPIC e Real Madrid também irão desenvolver conteúdos exclusivos para plataformas de mídia digital.
“A partir de hoje, a IPIC vai se tornar um parceiro fundamental que compartilha nossos valores e nos ajudará a promover e fortalecer a marca Real Madrid em todos os continentes. Será uma parceria estratégica que, no curto e longo prazo, irá nos ajudar a sermos ainda melhores. A partir de agora, como um de nossos patrocinadores máster, a IPIC será fundamental para a realização de uma série de projetos cruciais para o futuro do Real Madrid”, afirmou o presidente do clube, Florentino Perez.
“Isso marca o início de uma longa jornada e de uma forte parceria que, sem dúvida, irá se revelar vital para a realização de um de nossos maiores desafios: transformar o estádio Santiago Bernabeu em uma das melhores arenas do mundo, um marco arquitetônico único para Madri e um símbolo de inovação para nosso país”, acrescentou o dirigente.
No início do ano, Perez divulgou o projeto de reforma do estádio. O plano prevê a construção de teto retrátil, além de hotel e complexo comercial e de lazer ao lado da arena. A reforma irá custar entre € 400 milhões e € 500 milhões (R$ 1,3 bilhão a R$ 1,6 bilhão). Segundo o dirigente, o Real Madrid negociava com dez empresas. O anúncio de parceria com a IPIC não prevê que a empresa seja detentora dos naming rights do estádio. A arena leva o nome de Santiago Bernabeu, ex-jogador, técnico e presidente do Real Madrid, desde 1955.
“Esse acordo de longo prazo vai permitir ao Real Madrid não só construir a maior instalação esportiva do mundo, mas também a divulgação da marca em todo o planeta. E a IPIC, como uma empresa de investimentos globais, que inclui a Cepsa, a quarta maior empresa espanhola em volume de negócios, é o veículo perfeito para superar esses desafios”, afirmou Khadem Al Qubaisi, diretor da IPIC.