Iniciado nesta quarta-feira, o resgate de 33 mineradores que ficaram presos a 700 metros de profundidade desde o dia 5 de agosto, no Chile, serviu como mote para uma ação social do Real Madrid. O clube espanhol ofereceu camisas autografadas e viagens para os resgatados.
Os mineradores foram agraciados com 33 camisetas com a inscrição “Força mineiros” e autógrafos de jogadores do Real Madrid. Além disso, receberam convites para visitar o clube merengue e conhecer a estrutura do Santiago Bernabeu.
A ação do Real Madrid ainda pode ser completada com uma homenagem aos mineiros quando eles viajarem para a Espanha. O Manchester United pode ter iniciativa semelhante, mas ainda não confirmou isso.
Outras marcas se aproveitaram do resgate dos mineiros para unir ação social e plano de divulgação. A Oakley, por exemplo, patrocinou os óculos escuros que os trabalhadores usaram quando deixaram a mina – como passaram muito tempo soterrados, eles estavam sensíveis à luz do dia.
Steve Jobs enviou a cada um dos mineiros um iPod de última geração. Além disso, as empresas Anek Lines, Hellenic Airways e Elmin fizeram um consórcio para oferecer 33 viagens de uma semana para a Grécia.