Rebaixamento tira R$ 65,7 milhões de clubes ingleses

As perspectivas de Blackpool, Birmingham e West Ham, rebaixados à segunda divisão do futebol inglês nesta temporada, não são nada animadoras para a época 2011/2012. Os três clubes, segundo levantamento feito pelo jornal brit”nico “The Telegraph”, deverão ter as receitas reduzidas em cerca de 25 milhões de libras – R$ 65,7 milhões.

Os direitos de transmissão, bem como acontece no Brasil, irão cair de 40 milhões de libras por temporada para três milhões de libras. A Premier League, responsável por gerir a elite do futebol inglês, contudo, cede apoio de 16 milhões de libras às equipes rebaixadas, então a redução passa a ser de 21 milhões de libras.

Devido à redução dos valores pagos por patrocinadores e comerciais, no entanto, outros quatro milhões de libras são diminuídos do faturamento dos clubes. E o cenário pode ficar ainda pior, caso essas três equipes não consigam voltar à elite em breve, uma vez que o apoio da Premier League dura quatro temporadas.

No outro extremo da tabela, a temporada 2010/2011 do Campeonato Inglês teve como campeão o Manchester United, que enfrenta o Barcelona no próximo sábado (28) pela decisão da Liga dos Campeões da Uefa. Chelsea e Manchester City completam a lista dos primeiros colocados, todos com vaga no próximo torneio continental.

Sair da versão mobile