Red Bull e ATP realizam sorteio sexista e pedem desculpas

Foto: Reprodução / Twitter (@nextgenfinals)

O tênis é um esporte em que toda semana, durante o ano inteiro, é realizado um sorteio para definir as chaves do torneio que será disputado na semana seguinte. A situação é tão corriqueira que é bastante raro que haja algum tipo de repercussão diferente, e mais raro ainda que ela seja negativa. No entanto, o sorteio para o Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada até 21 anos e que começa nesta terça-feira (7), já entra para a história como uma exceção.

A Red Bull, principal patrocinadora do torneio, e a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) decidiram realizar o sorteio de uma forma inusitada. Cada um dos tenistas teve que escolher uma modelo para conhecer o grupo em que estaria. Em seguida, cada moça revelou se o grupo era A ou B tirando uma peça de roupa. Abaixo da tal peça, estava fixada uma das duas letras.

Essa maneira diferente de sortear os grupos acabou pegando muito mal. Em tempos de redes sociais repletas de opiniões, Red Bull e ATP foram bastante criticadas. Para muitos internautas, o sorteio foi considerado “sexista” e “infeliz”. Entre os próprios jogadores, houve alguns em que o constrangimento ficou claro, como o sul-coreano Hyeon Chung.

Com uma repercussão tão negativa, restou pedir desculpas. Em um comunicado oficial, ATP e Red Bull citaram “cerimônia de mau gosto” e “inaceitável”, além de expressar arrependimento.

A ATP e a Red Bull pedem desculpas pelas ofensas causadas pela cerimônia do sorteio do Next Gen Finals. A intenção era integrar na cerimônia a herança de Milão como uma das capitais da moda a nível mundial. No entanto, a nossa execução da ideia foi de mau gosto e inaceitável. Arrependemo-nos e asseguramos que não faremos nada de semelhante no futuro.

A tentativa de inovação foi uma das muitas que o torneio patrocinado pela Red Bull apresentará ao público. Entre as outras estão a disputa das partidas em melhor de cinco sets de quatro games cada e a comunicação dos jogadores com seus treinadores ao final de cada set. A questão é saber se a marca austríaca de bebidas energéticas será mais feliz nas inovações dentro das quadras do que foi fora delas.

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