Montar base de 30 milhões de usuários ativos até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Essa é a meta traçada pelo Palpiteros, rede social exclusiva para torcedores de futebol lançada nesta segunda-feira, e espera-se que um dos principais catalisadores seja Neymar. Para atuar como “embaixador” do projeto, o atacante santista e da seleção brasileira ganhará parte da renda publicitária da página.
O contrato assinado pelo atleta tem duração de cinco anos, até 2017, e prevê que ele mantenha um perfil ativo na rede social e o alimente com palpites sobre partidas, tanto em termos de placar quanto sobre a atuação dos jogadores. Em troca, o santista terá direito a uma porcentagem da receita publicitária obtida por meio desse mesmo perfil, uma recompensa que crescerá conforme o empenho dele.
“Ele entra como embaixador e terá um percentual do valor publicitário gerado pelos acessos à página dele. A power page tem 100 mil page views? Isso tem um valor, e ele terá um percentual”, explica Eduardo Ruschel, principal executivo e idealizador à frente do projeto, antigo diretor comercial e de marketing da Penalty.
A entrada de dinheiro para Neymar, então, depende das negociações feitas pelo Palpiteros, e há diversas cotas disponíveis no momento. Há uma cota máster, com direito a 16,6% das propriedades existentes, e outras menores, todas elas com bloqueio de segmento (concorrentes não podem criar perfis, nem pagos nem gratuitos) e relacionamento com a base de internautas por meio de ações.
Na inauguração da rede social, foram apresentados Antarctica, Netshoes, Toddy, Nissan e Torcida como os primeiros anunciantes. Eles ganharam visibilidade, ainda que reduzida, já nos primeiros minutos de execução do projeto, quando o atacante santista reuniu a imprensa para criar seu perfil no Palpiteros e apresentá-lo ao público. As cotas de patrocínio são trimestrais, e as atuais expiram em junho.