As redes sociais guiaram as marcas para as ações de ativação na final da Copa Sadia do Brasil. Os patrocinadores do torneio recorreram ao mundo virtual para aproximar o torcedor do evento.
A começar pela Sadia, detentora do nome do torneio, que usou o perfil da marca no Facebook para, perto do pontapé inicial da partida, postar uma foto com um feijão tropeiro, receita típica das Minas Gerais e iguaria servida no estádio do Mineirão. A marca também direcionava o internauta para uma página com a receita do feijão, ativando seus produtos e o patrocínio à competição.
A ação de maior impacto, porém, foi feita pela Visa. A marca de cartões de crédito criou uma campanha pelo Instagram em que o consumidor poderia ter seu rosto estampado na placa de publicidade no jogo final.
O banco BMG, patrocinador dos dois times, fez com que os jogadores entrassem em campo com uma inscrição na camisa que remetia a uma campanha feita pela marca nas redes sociais para pedir paz nos estádios. A ideia era evitar o clima de guerra entre as torcidas.
Por fim, a Minas Arena, gestora do Mineirão, fez uma ação com o Twitter para incentivar o torcedor a “entrar” no estádio virtualmente. A ideia foi dividir o espaço e reforçar também a festa das torcidas, apagada pela disputa pela venda de ingressos entre os dirigentes dos dois clubes.