Redes sociais e ações de patrocinadores dão início a revezamento de tocha paralímpica

Tocha dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Uma ação pelas redes sociais marca o início do revezamento da tocha paraolímpica, que será aberto em Brasília nesta quinta-feira (dia 1º). Em seguida, o símbolo dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 será aceso em uma cidade de cada uma das outras quatro regiões do Brasil. Cada uma delas irá exaltar um valor dos Jogos: Brasília (igualdade), Belém (determinação), Natal (inspiração), São Paulo (transformação) e Joinville (coragem). Já o valor do Rio é paixão.

Na próxima sexta-feira, o revezamento chega ao Rio de Janeiro e as cinco chamas regionais, mais a que será acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra, berço da Paralimpíada, vão se unir no Museu do Amanhã, no centro do Rio. Esse fogo vai iluminar a pira no estádio do Maracanã na cerimônia de abertura da Paralimpíada. Durante o evento, a chama também iluminará a Candelária, no centro do Rio.

Os internautas poderão participar do revezamento através do Twitter. Basta o usuário postar uma mensagem em sua conta na rede social usando a hashtag #ChamaParalímpica e o valor da cidade associada para que ele passe a integrar o mapa de calor, gerado de acordo com o volume de postagens por região. As tochas de cada cidade serão acesas a partir da energia enviada pelas mensagens.

Patrocinadores do revezamento da tocha, Nissan e Bradesco prepararam ações especiais para o início do evento. A montadora promoverá apresentação do grupo de percussão brasiliense Patubatê ao lado do maestro João Carlos Martins e da Camerata Bachiana de São Paulo.

“Esse projeto me emociona profundamente, porque é uma música de bom gosto que estamos fazendo”, afirmou o maestro.

João Carlos Martins adaptou parte da obra do compositor Heitor Villa-Lobos às músicas do Patubatê e explica que o momento da música é aliar tecnologia e inovação.

“O Patubatê, com quatro percussionistas fantásticos, e esses maravilhosos músicos da Camerata Bachiana de São Paulo estão mostrando o que significa tradição, com Villa-Lobos, e inovação, com músicas de percussão. Música precisa de ideias inovadoras”, afirmou Martins.

O Patubatê toca com instrumentos feitos a partir de peças do Nissan Kicks, o carro lançado pela marca durante a Olimpíada do Rio 2016.

Já o Bradesco aposta em novos rostos ligados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Na lista de convidados da empresa estão os judocas Rafaela Silva, Rafael Silva (Baby), Charles Chibana, a coordenadora da seleção brasileira de ginástica artística Georgette Vidor e o pesquisador Antonio Padilha Lanari Bo, triatleta que é doutor em engenharia biomédica. 

Sair da versão mobile