Nos últimos anos, algumas empresas resolveram tomar para si um problema de espaço público nas grandes cidades do Brasil: os abandonos das quadras esportivas. A ação social se tornou um porto seguro entre as ativações esportivas; ela se relaciona diretamente com o segmento, com alto apelo público.
Em mais uma ação do gênero, a ESPN reinaugurou mais uma quadra na América Latina, dessa vez em São Paulo. Em evento na comunidade de São Remo, próximo à USP, a emissora chamou apresentadores para exibir o local, reformado em parceria com a ONG Love Fútbol. Crianças do bairro fizeram uma série de atividades junto a um público de convidados da marca.
Em conversa com a Máquina do Esporte, a responsável pelo projeto e diretora legal da ESPN, Ana David, explicou a simbologia da quadra para uma comunidade no Brasil. “O que representa uma ferramenta social não é a quadra em si, mas o que se faz nela. Ele é um local de encontro de famílias, de jovens. Ela tem a força de tirar uma criança do tráfico. Ela engaja a comunidade”, afirmou.
A quadra em São Paulo é a quarta que a ESPN reforma na América Latina, em um plano que surgiu na sede global da emissora. O plano é reformar duas por ano. Em 2016, Rio de Janeiro e Buenos Aires foram escolhidas. Neste ano, a Cidade do México já havia ganhado um equipamento novo.
A ESPN segue algumas empresas que optaram por esse caminho de ação com o esporte. Com imagem próxima ao futebol, a Brahma estabeleceu o plano de reformar 300 campinhos espalhados pelo Brasil após a Copa do Mundo realizada no país. Na primeira, um campo de terra na zona norte de São Paulo foi transformado em grama sintética.
Mais recentemente, a Nike fez aposta semelhante. A empresa reformou diversas quadras no Rio de Janeiro como plano de ativação aos Jogos Olímpicos. Neste ano, ampliou a ação para São Paulo, em instalações do Parque Ibirapuera. Até uma federação de futebol, de Pernambuco, resolveu implementar a ação, graças a uma parceria com a Prefeitura de Recife, em 2014.
No Rio de Janeiro, a ESPN teve um exemplo claro da importância dos equipamentos para as pessoas que moram no entorno da quadra. “A comunidade se organizou de tal forma que eles levantaram patrocínios locais para ajudar na reforma. Então o bar, a loja roupa e outros comércios próximos ganharam publicidade na quadra”, finalizou a executiva da ESPN.