Regra da FA impõe “blecaute” durante 15 minutos da estreia de CR7

Você já imaginou estar diante da televisão, ansioso pela estreia do melhor jogador do mundo em seu novo clube, e a emissora que é dona dos direitos não transmitir os 15 primeiros minutos da partida? Pois foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido com a Eleven Sports. E não, não foi um erro técnico.

Foto: Reprodução

A explicação é simples, mas difícil de aceitar, em especial pelos britânicos, que sofreram na pele a situação. Na década de 1960, a Uefa, em decisão com os donos de clubes, impôs um embargo na cobertura ao vivo do futebol nas tardes de sábado. Pela lei, nenhum jogo de futebol poderia ser transmitido entre 14h45 e 17h15 de um sábado. O motivo é que, à época, os donos de clubes temiam que o futebol televisionado nesse período pudesse afetar sensivelmente a venda de ingressos e a participação do público nos estádios.

A regra faz parte dos estatutos da Uefa há quase 60 anos, mas atualmente é opcional. Apenas a FA, Associação de Futebol da Inglaterra, além das associações da Escócia e de Montenegro, aplicam o embargo nos dias de hoje.

Como a partida entre Chievo e Juventus, na estreia de Cristiano Ronaldo com a camisa da Vecchia Signora, começou às 17h, os fãs precisaram esperar 15 minutos para assistir ao jogo. Durante esse tempo, o que se viu foi uma tela escura, com uma mensagem escrita que explicava a regra imposta pela FA.

A Eleven Sports chegou a transmitir o aquecimento, a entrada dos times em campo e até o sorteio de cara e coroa entre os capitães, mas interrompeu a transmissão antes de a partida começar de fato no horário marcado, colocando a tela escura.

A emissora, que comprou os direitos da Serie A da Itália para o Reino Unido e a Irlanda nesta temporada em substituição à BT Sport, já divulgou que vai contestar a regra.

“Nenhum outro país fora do Reino Unido e Montenegro aplica esta regra. Nós discordamos disso e continuaremos a desafiá-la pelos melhores interesses de nossos clientes”, afirmou a Eleven Sports, em comunicado lido durante a transmissão da própria partida.

Ao que tudo indica, a semana será de longas conversas entre a emissora e a associação de futebol inglesa. A Eleven Sports espera convencer a FA a deixar de lado a regra até o próximo final de semana, em que será disputada a segunda rodada da Liga Italiana.

Sair da versão mobile