Você já imaginou estar diante da televisão, ansioso pela estreia do melhor jogador do mundo em seu novo clube, e a emissora que é dona dos direitos não transmitir os 15 primeiros minutos da partida? Pois foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido com a Eleven Sports. E não, não foi um erro técnico.
Foto: Reprodução
A explicação é simples, mas difícil de aceitar, em especial pelos britânicos, que sofreram na pele a situação. Na década de 1960, a Uefa, em decisão com os donos de clubes, impôs um embargo na cobertura ao vivo do futebol nas tardes de sábado. Pela lei, nenhum jogo de futebol poderia ser transmitido entre 14h45 e 17h15 de um sábado. O motivo é que, à época, os donos de clubes temiam que o futebol televisionado nesse período pudesse afetar sensivelmente a venda de ingressos e a participação do público nos estádios.
A regra faz parte dos estatutos da Uefa há quase 60 anos, mas atualmente é opcional. Apenas a FA, Associação de Futebol da Inglaterra, além das associações da Escócia e de Montenegro, aplicam o embargo nos dias de hoje.
Como a partida entre Chievo e Juventus, na estreia de Cristiano Ronaldo com a camisa da Vecchia Signora, começou às 17h, os fãs precisaram esperar 15 minutos para assistir ao jogo. Durante esse tempo, o que se viu foi uma tela escura, com uma mensagem escrita que explicava a regra imposta pela FA.
A Eleven Sports chegou a transmitir o aquecimento, a entrada dos times em campo e até o sorteio de cara e coroa entre os capitães, mas interrompeu a transmissão antes de a partida começar de fato no horário marcado, colocando a tela escura.
A emissora, que comprou os direitos da Serie A da Itália para o Reino Unido e a Irlanda nesta temporada em substituição à BT Sport, já divulgou que vai contestar a regra.
“Nenhum outro país fora do Reino Unido e Montenegro aplica esta regra. Nós discordamos disso e continuaremos a desafiá-la pelos melhores interesses de nossos clientes”, afirmou a Eleven Sports, em comunicado lido durante a transmissão da própria partida.
Ao que tudo indica, a semana será de longas conversas entre a emissora e a associação de futebol inglesa. A Eleven Sports espera convencer a FA a deixar de lado a regra até o próximo final de semana, em que será disputada a segunda rodada da Liga Italiana.