Renovação de material esportivo vira conflito público no Uruguai

Luis Soárez foi um dos jogadores que protestaram contra a UAF.

A negociação da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) com o material esportivo da seleção do país virou imbróglio público, com direito a manifestação dos principais jogadores do time principal. Os atletas pressionaram para que as negociações fossem mais transparentes, em uma disputa que envolve, principalmente, a Puma e a Nike.

Atualmente, a rede de televisão Tenfield mantém o direito de imagem da seleção uruguaia. E é a empresa que negocia o material esportivo para o time; o contrato atual pertence à Puma. O acordo com a emissora termina no fim deste ano.

O que teria irritado os jogadores é que a Associação estaria ignorando uma oferta melhor da Nike para renovar com a Tenfield por mais dois anos. Por meio de redes sociais, o capitão da equipe, o zagueiro Diego Godín, soltou um comunicado em nome dos jogadores da seleção. Nomes como Fernando Muslera, Carlos Sanchez e Luis Suárez logo o apoiaram.

“Faz anos que o elenco da seleção luta para reestruturar e profissionalizar a relação de imagem com a UAF. (…) Só assim se livrará dos jogos de interesses dos outros e não seguirá vendendo seu rico patrimônio a preço abaixo da necessidade”, afirma o comunicado.

“Só exigimos que haja dignidade, transparência e respeito pela gente, pelo jogador de futebol e especialmente pelos valores democráticos que sempre identificaram nosso país”, completou o anúncio do zagueiro Godín que, por sinal, é patrocinado pela Puma.

Na noite da última terça-feira, após o protesto dos jogadores, a Assembleia de Clubes fez uma votação para decidir se continuaria com a negociação com a Nike. Por 10 votos a 9, a associação decidiu seguir com as conversas com a marca americana. A medida, no entanto, não é definitiva; a Tenfield tem prioridade e, caso iguale a proposta, manterá o contrato com a seleção.

A proposta da Nike para a AUF é de US$ 24,5 milhões por sete anos, além de uma série de materiais esportivos. Segundo o jornal “El Pais”, do Uruguai, New Balance e Dry World também têm interesse na seleção celeste. 

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