Resultados em campo turbinam redes sociais de clubes

O levantamento do IBOPE Repucom feito no início deste mês de dezembro mostra que o título de um torneio ou mesmo o fato de chegar a uma final influencia bastante o resultado de um clube nas redes sociais. A análise destaca que Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Cruzeiro tiveram os maiores crescimentos absolutos em novembro.

Para se ter uma ideia, apenas os novos inscritos nas redes sociais dos cinco clubes representaram 51% do volume total de novos seguidores no mês de outubro. Vale ressaltar que Palmeiras e Flamengo foram campeão e vice do Brasileirão, enquanto Cruzeiro e Corinthians foram campeão e vice da Copa do Brasil, e o Fortaleza levantou a taça da Série B do Campeonato Brasileiro.

Foto: Divulgação

Motivado pelo título brasileiro, o Palmeiras foi o clube que mais cresceu no combinado entre as redes sociais monitoradas pelo IBOPE (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e registrou 135 mil novos seguidores no período. Este volume é mais que o dobro do crescimento do Flamengo, segundo clube em volume de crescimento em novembro.

O Palmeiras também liderou o crescimento no Facebook, Instagram (responsável por 66% do crescimento mensal palmeirense) e no YouTube. O canal oficial do time alviverde no YouTube, a “Palmeiras TV”, bateu a marca de 1 milhão de inscritos. Hoje, no país, apenas Flamengo e Palmeiras possuem mais de 1 milhão de inscritos na plataforma de vídeos.

A análise também destacou o fato de o Instagram ter se consolidado como a plataforma com maior crescimento entre os clubes de futebol em 2018. Cerca de 75% do crescimento do Flamengo, por exemplo, se concentrou na rede social especializada em fotos. O time rubro-negro somou, no combinado das quatro plataformas, pouco mais de 55 mil inscritos.

O Fortaleza também demonstrou força com o título da Série B. O clube cearense somou cerca de 50 mil novos inscritos, o terceiro maior crescimento entre todos os clubes no país, e também esteve entre os três maiores crescimentos em volume de novos usuários no Twitter e no Facebook.

Com 46 mil novos seguidores, o Corinthians foi a quarta equipe em volume de novos seguidores no período e se aproxima de bater a marca de 21 milhões de inscritos no agregado entre as redes monitoradas, na cola do líder Flamengo. A conta no Instagram foi responsável por 86% dos novos inscritos do clube paulista no mês.

Por último, para fechar o Top 5 do mês, o Cruzeiro obteve o maior crescimento do Twitter em novembro. O clube mineiro teve um saldo de cerca 40 mil novos inscritos no geral.

A análise ainda ressaltou o crescimento do CSA, vice-campeão da Série B. Há tempos fora do Top 40, o clube alagoano obteve um resultado expressivo, superior a muitos clubes do Top 20, e alcançou a 37ª posição. Foram 35 mil novos inscritos no último mês, o que representa uma variação de 15% (a maior variação de crescimento entre todos os clubes monitorados).

Sair da versão mobile