Voltando às origens. A Unilever decidiu desfazer uma estratégia de marketing adotada há quatro anos, e o time feminino de vôlei do Rio de Janeiro voltará a usar os patrocínios de Rexona e Ades na camisa. No entanto, a equipe continuará recebendo o nome da multinacional anglo-holandesa.
Em junho de 2009, a Unilever anunciou que o time de vôlei, até então batizado de Rexona/Ades, passaria a assumir o nome da própria empresa. A estratégia na época era promover a marca de forma ampla, sem se limitar a nenhum produto.
Quatro anos depois, a empresa volta a utilizar o patrocínio das duas empresas e explica que mudanças como está são cíclicas. “Alterações como está vão e voltam. Como estratégia, no momento, achamos muito oportuno voltar a estampar Rexona e Ades, que são marcas que possuem uma sinergia muito grande com o esporte. Na próxima temporada as coisas podem mudar e nós decidirmos exibir o logotipo de outro produto, por que não? Apesar das mudanças de patrocínio, o nome do time continuará sendo Unilever.” argumentou Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.
No entanto, a camisa não será idêntica à usada na última década. Até 2009, Rexona e Ades dividiam o mesmo espaço em todas as cotas do uniforme. As duas marcas eram estampadas juntas no máster, nos ombros, no calção, na barra traseira inferior e nas laterais da camisa. Para a temporada 2013/2014 a estratégia será outra: Rexona ficará com o peito do uniforme, Ades com a parte superior das costas e o próprio logotipo da Unilever será exibido nos ombros e no calção.
No Mundial de Clubes, que o clube jogará em outubro deste ano, na Suíça, a marca da Ades será substituída pela da Unilever. Segundo a empresa, a mudança será feita porque o próprio símbolo da companhia tem mais apelo fora do Brasil do que a Ades.
As mudanças foram possíveis pois a Sky, que estampava a marca nos ombros e na parte superior traseira do uniforme da equipe, não renovou o vínculo para a próxima temporada. A empresa patrocinava o time desde 2011.
De acordo com Julio Campos, as alterações da Unilever não tiveram nenhuma relação com as decisões de marketing do time feminino de Osasco, principal adversário da equipe carioca. Para a próxima temporada, o time paulista, que é patrocinado pela Nestlé, passará a se chamar Molico ao invés de Sollys, marca que batizava o clube desde 2009.
“Não falamos de decisões das concorrentes, mas posso garantir que a estratégia da Unilever estava traçada há muito tempo”, enfatizou Julio.
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* O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Unilever.