Executivo há mais tempo no Ministério do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves foi exonerado do cargo de secretário-executiva da pasta. O cargo de Leyser, ligado ao PCdoB, era reivindicado há tempos pelo PRB, partido do ministro George Hilton.
O anúncio da exoneração foi publicado nesta terça-feira pelo Diário Oficial. O cargo deverá ser ocupado por Marcos Jorge Lima, presidente do PRB em Roraima, que no entanto ainda aguarda nomeação oficial.
Lima é ex-superintendente de Pesca e Aquicultura e ex-secretário de Estado de Cultura, ambos no Estado em que atua.
Leyser era o homem-chave nas ações da pasta em relação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Era considerado o gestor mais técnico entre os atuais ocupantes dos principais cargos do Ministério do Esporte.
Natural de São Paulo, Leyser chegou ao Ministério do Esporte em 2003 como assessor do ministro. No mesmo ano, assumiu a Secretaria Nacional de Esporte Educacional. Entre 2006 e 2007, foi secretário-executivo para os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Depois, foi coordenador das ações federais na candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Entre 2007 e 2015, atuou no Ministério do Esporte como secretário Nacional de Esporte de Alto rendimento entre 2009 e 2015. No início do ano, com a troca de ministros no segundo governo de Dilma Roussef, foi transferido para a secretaria-executiva da pasta. Na ocasião, Aldo Rebelo (PCdB) deixou o Ministério do Esporte e foi para a Ciência e Tecnologia, cedendo lugar a George Hilton, do PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
Desde então, seu cargo era reivindicado pelo PRB junto à presidente, já que era o único exercido no Ministério do Esporte por alguém não vinculado ao partido. Com a mudança, o governo federal espera que o partido, da base aliada, amplie seu apoio nas votações do Congresso Nacional.