Rio-16 contrata UFRJ para medir impacto dos Jogos

Sidney Levy (esq.) e Rogerio Valle assinam acordo para Rio-16

Sidney Levy (esq.) e Rogerio Valle assinam acordo para Rio-16

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, assinou um contrato com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a confecção de um estudo sobre o impacto dos Jogos. O relatório, que é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional, tem como objetivo mensurar o alcance ambiental, sócio-cultural e econômico das Olimpíadas.

Segundo comunicado enviado pelo Co-Rio, a escolha do núcleo Coppe/UFRJ se deu a partir de um processo de concorrência com outras empresas. O contrato obriga a instituição a produzir quatro relatórios. O primeiro será no mês de setembro, com a análise do período entre 2007 e 2012. No ano que vem, novo estudo será divulgado, enquanto os outros dois só serão publicados após os Jogos, em 2017 e 2019.

A base do estudo é a mesma que já foi usada pelo COI em outras edições dos Jogos Olímpicos. Esse relatório é usado pela entidade internacional para conseguir explicar qual é o legado desses eventos para os países em que são realizados, uma das principais bandeiras levantadas pelo COI para justificar investimentos bilionários nos eventos. Ao todo, sete consultores vão trabalhar na confecção dos relatórios.

“Um dos pontos mais importantes do nosso trabalho é o que vamos deixar e confiamos no estudo que será realizado para avaliar este legado”, afirmou no comunicado Sidney Levy, diretor geral do Rio-2016.

Sair da versão mobile