O anúncio da mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, se aproxima e, para isso, o Comitê Organizador prepara uma ação nesta semana para divulgar o evento e o próprio lançamento do boneco que representará a cidade brasileira.
No dia 20, cinco mascotes de jogos anteriores descerão de avião no Rio de Janeiro. No dia seguinte, visitarão o Pão de Açúcar com crianças do programa de educação do Rio 2016. Por fim, no sábado, haverá a visita ao estádio do Maracanã, onde as personagens contarão histórias dos Jogos para as crianças.
A escolha das mascotes turistas é curiosa. Ela contou com personagens das últimas três edições dos Jogos Olímpicos: Atenas, Pequim e duas de Londres. Quem comanda o grupo, no entanto, é bem mais antigo. O urso Misha, que chorou nas arquibancadas de Moscou, em 1980, estará no Rio de Janeiro.
A ação faz parte da estratégia da organização dos jogos para popularizar a mascote do Rio 2016. A personagem tem apelo em especial para as crianças, que são as maiores consumidoras de produtos licenciados. E, somente com a comercialização desses produtos, Rio 2016 espera movimentar R$ 1 bilhão.
Após o lançamento da mascote, haverá um processo para decidir seu nome, que deverá ser pré-selecionado por crianças de escolas municipais. Os nomes escolhidos passarão, então, por uma enquete aberta, assim como aconteceu na Copa do Mundo.