No primeiro trimestre do ano, a organização do Rio 2016 viu-se às voltas com uma crise gerada pela epidemia de zika vírus no país. A quase um mês dos Jogos Olímpicos, o debate sobre o zika saiu da pauta do evento, mas continuou a ser uma preocupação para alguns atletas, que declinaram de disputar o evento por medo de contágio e delegações, como a coreana, que criou um uniforme com repelente embutido nele.
O tema, porém, deve voltar à pauta na próxima semana, quando uma campanha publicitária de um novo patrocinador olímpico será lançada. A marca OFF!, da empresa americana SC Johnson, é desde a semana passada a nova fornecedora oficial do Rio 2016.
Diferentemente de boa parte dos parceiros olímpicos, a OFF! não fez um anúncio oficial do acordo, inédito na história dos Jogos. Pelo contrário, a marca levou um bom tempo até ser aprovada pelo comitê organizador dos Jogos, segundo apurou a Máquina do Esporte com pessoas ligadas à negociação.
O receio era o de que a presença do novo patrocinador ficasse vinculada à crise do zika e o assunto voltasse à pauta, especialmente na mídia internacional, que demonstra certo temor de um surto de zika ocorrer no evento.
A estrela contratada para a campanha de mídia do OFF! será a saltadora campeã olímpica em 2008, Maureen Maggi. A peça, que veiculará na TV, fará brincadeiras com a necessidade de as pessoas se prevenirem para evitar ser picada por um mosquito. O zika não será colocado como o centro da mensagem, evitando assim uma repercussão negativa.
A ideia é que a campanha tenha um caráter educativo. Tradicionalmente, a OFF! tem uma linha de publicidade mais “debochada”, em que faz brincadeiras com o trabalho das pessoas em acertar pernilongos para evitar picadas.
Em março, o Rio já havia causado polêmica ao lançar um repelente oficial dos Jogos, que não é produzido pelo novo fornecedor. O produto ainda está à venda nas lojas oficiais dos Jogos Olímpicos.
Com o OFF!, o Rio já soma 25 fornecedores oficiais dos Jogos. Ao todo, 59 diferentes marcas têm alguma relação com o evento.