O Rio de Janeiro aparece como a segunda cidade mais esportiva do mundo, atrás de Londres, em levantamento elaborado pela agência TSE Consulting. O pódio é completado por Lausanne, na Suíça.
A empresa, recentemente adquirida pela Burson-Marsteller, mantém a capital inglesa como a principal cidade para a indústria do esporte no mundo no levantamento, que contou com votação pela internet e, com mais peso, “de cem líderes de federações internacionais, comitês olímpicos nacionais, meios de comunicação e influenciadores do mundo do esporte”.
Londres lidera o levantamento desde 2012, quando foi sede dos Jogos Olímpicos. Alguns trunfos têm sido importantes para a cidade se manter na liderança. Em primeiro lugar, seus quatro clubes na Premier League (Arsenal, Chelsea, Tottenham e West Ham). Por outro lado, a capital inglesa também abriga alguns eventos esportivos importantes do calendário, como as Finais da ATP e o Torneio de Wimbledon e jogos da NFL e NBA.
Ter sido sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foi determinante para o Rio de Janeiro alcançar o segundo posto.
“Os resultados confirmam uma tendência que já vimos nos levantamentos anteriores. A organização de grandes eventos esportivos internacionais, especialmente os Jogos Olímpicos, aumenta fortemente a chance de uma cidade ser associada ao esporte”, afirmou Lars Haue-Pedersen, diretor geral da TSE Consulting.
Completam o top 10 da pesquisa importantes centros esportivos mundiais: Barcelona, Paris, Los Angeles, Sydney, Tóquio, Edmonton e Nova York.
“Essa enquete é uma ferramenta simples, mas eficiente, para obter opiniões de especialistas sobre como uma cidade está associada ao esporte e se os seus esforços estão dando frutos”, afirmou Haue-Pederse.