A semana do Carnaval e o clima do Rio de Janeiro embalaram os patrocinadores do Rio Open para fazer ações que iam além do espaço físico do evento. Voltada para clientes e convidados, diversas atividades paralelas foram realizadas durante a semana.
A Asics repetiu a estratégia de 2014. A empresa montou uma espécie de QG no hotel Sheraton, que fica próximo do Jockey Club Brasileiro. Com duas quadras de tênis no local, a empresa reservou as manhãs para fazer clínicas de treinamento. Algumas delas contavam com atletas patrocinados pela marca, outras com professores. Em outras situações, executivos da empresa batiam bola com clientes.
“Aqui é um momento de descontração. Não é para falar de negócios, programar venda, nada disso. É só um jeito diferente de poder se relacionar com o cliente, de ele ver que existem pessoas por trás do negó- cio, de carne e osso, que têm família”, disse Giovani Decker, presidente da Asics no Brasil.
A Asics foi a única a manter a temática do tênis na ativação com os clientes. Outras marcas, como a Samsung, aproveitaram o Rio de Janeiro para promover festas aos convidados. Na sexta, dia 20, a marca fez uma festa no Morro da Urca, fechada para convidados. Nela, o aparelho Galaxy A, lançamento da marca no Rio Open, foi exibido aos presentes.
Da mesma forma, o desfile de Carnaval foi usado como mote para as marcas. Tanto no início do evento, quando houve o desfile das escolas, quanto no último sábado, quando houve a festa das campeãs, as marcas optaram por oferecer outra opção de lazer aos convidados, levando-os a camarotes na Sapucaí.
“No fim deu muito certo (a coincidência de datas do Rio Open com a semana do Carnaval). Nossos patrocinadores estão trazendo muitos clientes para os dois eventos. Foi uma boa combinação”, afirmou Luiz Procópio Carvalho, diretor do Rio Open.