River Plate e Boca Juniors, com diferenças históricas em campo, selaram uma união inédita fora dele. Os arquirrivais registraram, de forma conjunta, a marca “O Clássico Mundial” para potencializar oportunidades comerciais.
Essa rivalidade esportiva, com mais de cem anos de história, reúne as duas maiores torcidas da Argentina. Segundo números divulgados pelas duas equipes, os clubes somam 30 milhões de torcedores, 250 mil sócios e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. River e Boca têm patrocínios de empresas como Adidas, Nike, BBVA Francés, Citroën, Netshoes, Coca-Cola e Pepsi.
“Trabalhando em conjunto buscamos potencializar ainda mais o interesse de possíveis patrocinadores que queiram investir em ambos os clubes”, afirmou o River Plate, em comunicado oficial.
Com mais dinheiro em caixa, a ideia é conseguir reforçar as equipes e voltar a ser protagonistas na América do Sul. Nos últimos anos, os dois times de maior torcida na Argentina viram a ascensão de clubes como San Lorenzo e Vélez Sarsfield. O Boca Juniors não conquista a Copa Libertadores da América desde 2007. Pior para o River Plate, que não vence o torneio continental desde 1996.
O presidente do River, Rodolfo D’Onofrio, e o mandatário do Boca, Daniel Angelici, afirmaram que buscam melhorar a imagem dos times. “Houve um jantar entre amigos e também nos vimos depois do jogo”, contou D’Onofrio, referindo-se ao clássico disputado entre os rivais no último dia 5, realizado sob forte chuva, que terminou empatado por 1 a 1. A partida foi vista por cerca de 60 mil torcedores no estádio Monumental de Nuñez.
O superclássico entre River Plate x Boca é a principal atração do Campeonato Argentino, com transmissão de TV para várias partes do planeta e credenciamento de imprensa estrangeira, seja ele disputado no Monumental de Nuñez ou no La Bombonera. Milionários e xeneizes, como são conhecidos, se enfrentam pelo menos duas vezes por ano pelo Campeonato Argentino e outras duas vezes em amistosos de pré-temporada.