River Plate gera mais exposição a patrocinadores do que Boca, diz estudo

River e Boca decidem vaga na final da Copa Sul-Americana

O River Plate gera mais retorno aos patrocinadores do que o arquirrival Boca Juniors. Essa foi a conclusão de pesquisa realizada pela agência Quiroga Sport & Entertainment sobre a rentabilidade de cada uma das duas principais equipes da Argentina, que na quinta-feira decidem uma vaga para a final da Copa Sul-Americana.

O resultado, porém, deve ser relativizado pela boa campanha dos milionários neste ano e pela má performance do Boca Juniors. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e agosto de 2014. 

 “Para os anunciantes é muito importante conhecer o retorno dos investimentos em termos comunicacionais de suas ações de marketing, das quais os patrocínios esportivos são um exemplo. Conhecer esse retorno é possível graças a um conjunto de estudos, medições e análises tanto qualitativas como quantitativas. O patrocínio se mede em sua integridade. Ou seja, com todos os dispositivos que o compõem, desde as placas publicitárias e o uniforme, até qualquer outro tipo de ativação relacionada com o patrocinador. As medições e análises abarcam o antes, durante e depois do evento. A análise deve contemplar tanto as aparições da marca associadas ao evento/patrocínio como o efeito que estas têm no público objetivo”, afirmou a agência.

No estudo, a exposição de ambas as equipes foi analisada em termos de publicidade e exposição de camisa, entre outros fatores de exposição, durante e depois dos jogos. Quando se trata de TV foram levadas em conta a transmissão das partidas e exposição nos telejornais gerais ou esportivos. Também foi levada em conta a exposição nos meios de comunicação impresso, seja nos dois principais jornais de cada cidade, ou em revistas especializadas.

Quanto ao nível de retorno econômico que cada clube gerou para cada peso investido em patrocínio de camisa, o River Plate supera o Boca em 9,2%. O valor de retorno da TV e dos meios impressos é de 47 milhões de pesos para o Boca, e 51,5 milhões de pesos para o River. Com isso, o River gera um retorno de 4,15 pesos para cada peso investido. Já o Boca entrega 3,8 pesos.

Quanto aos meios impressos, a vantagem do River Plate é ainda mais acentuada, com 79% a mais de centimetragem do que o rival. “Portanto, ainda que pese a metade mais um dos argentinos, o primeiro em exposição midiática de camisa é a o River”, afirmou o estudo da Quiroga Sport & Enteirtainment, referindo-se à máxima do Boca Juniors de contar com mais da metade dos torcedores na Argentina. 

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